sábado, 21 de abril de 2012

Céu e Inferno Íntimos


“Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos.” - Paulo


Dia destes, conversando com um amigo, ele me dizia de seu estado.
Sabemos todos que em estados ansiosos as pessoas se tornam repetitivas, ele não seria diferente.
Talvez estivesse nisso, um dos cravos que o afivelassem ao problema, num sentido próprio de não o deixar ver mais claramente as repostas que certamente lhe facilitariam  o tratamento.
Meu amigo, tem como característica o muito emprego da gírias, aliás eu também as uso em profusão no dia a dia.
Talvez por isso ele me compreenda melhor do que a outros amigos em comum que temos.
Dizia-me ele: 
"Cara, tô mesmo de "bode". (expressão muito utilizado por um tempo para diagnosticar um estado aflitivo ou de mau humor).
Veja que parece que tudo em que toco, se transforma em titica, quem sabe não seja eu como aquele personagem que tudo transformava em ouro?"
ele não se dava conta do imenso humor que se traduzia em sua frase.
"Mano", não consigo falar um tico com minha patroa ou com meus fiolhos, falta paciência, me irrito, não consigo "ficar na minha".
Continuava então a relação de suas desditas, não se dando conta de que, entremeadamente, as repetia da mesma maneira ou pelo uso de sinônimos.
Eu, "na minha', a tudo escutava. A princípio sem saber que rumo dar aos tantos pensamentos que me assomavam a tela mental, mas depois de uns minutos de escuta atenta, atalhando ao meu "maninho", lhe perguntei:
"Gente boa", você, não sabe que no seu estado você fica muito mais vulnerável à ação de Espíritos que lhe estejam afins ao estado em que você esteja?
ele, que gostava de conversar sobre assuntos da espiritualidade, me olhando reto á aos olhos,  disse:
"Cara, tu é mesmo da onda!" Como não pensei nisso.... Pombas, mas quem estuda esse lance é tu mesmo não eu, mas ai tem mano, ai tem...
E ficou pensativo por uns instantes.
Então, lhe disse, "véio", tens de procurar sempre estar no comando de teus pensamentos, senão "cumpadi", o "bicho" vem e te leva a "caranga" sacou? (bicho é uma gíria que alcunha aos ladrões em geral, nas rodas de criminosos é normal se escutá-la, quando dizem sobre um assalto que farão: "Amanhã eu vou "chegar de bicho" naquele lance").
Amente vazia, "maninho" é oficina do demo!
Saoindo ele daquele estado pensativo,  prontamente ele concordou mas intrigado e depois de repetir outra vez toda a história, me pergunta: Mourinha, tu que sabe das coisas, me diz, como eu faço pra "dar um tempo nessa bagaça"?
bem, respondi eu, basta, a começo, que tentes olhar, com se estivesse fora do lance, tipo p juiz de futebol que vê o Neymar ser derrubado por outro jogador "sacou"?
"Mano", prossegui, é este estado que te vai levar a sacar as coisas, mas sem que sejas derrubado por elas.
Quando deixamos que nossa mente se intrometa a fundo naquilo que passamos, de repente ficamos de "lupa" (gíria para óculos"preta entende?
ele então parecendo mais tranquilo me respondeu: Esse lance é o nosso inferno astral? E eu lhe respondi num átimo: Não mano este lance é o teu inferno interior, motivado pela culpa, ou pelos erros que sabes ter cometidos, entretanto, não podes deles te afastar se te deixas ficar embolado por eles, "valeu"?
Meu amigo então já esboçava um tênue e constrangido sorriso...
Sabe Mourinha, tu é dez!  Se não fosse tu, eu tava danado! Já posso entender o que vou fazer pra "rapar fora" desse lance maldito.
Primeiro vou modificar minha visão, depois tenho de me esforçar pra me segurar quando a dona patroa vier me sentar o porrete, e ela é mirolha mano.
Meu amigo falava sobre a conversa que iria ter com a esposa.
Sempre que se instalava uma discussão mais forte ele saia de casa batendo a porta deixando a esposa sem respostas.
foi quando, eu, aproveitando aqueles pensamentos finalizei  a conversa...
Sabe mano, se e quando você conseguir fazer tudo oque disse que iria fazer, vais te ver no teu céu interior.
Terás resolvido uma porção de pequenas arestas que se faziam gigantes antes mas que eram de fácil conserto.
"Véio", não há grandes problemas, há sim grandes perturbações que não nos deixam acessar as portas que o barbudão lá de cima sempre  coloca para que nelas batamos.
Caracas "mano véio", lá vem tu com esse papo de pastor... Tô fora!
E saindo, antes me dando um grande e amigável abraço, lá se foi meu amigo de tanto tempo, na certeza de que iria ficar "melhor na fita", como ele mesmo disse.
Resumo da ópera, não se pode fazer nada sem que olhemos aos acontecimentos que nos esbroam pela frente, com se meros espectadores fossemos, a intranquilidade, a ânsia, o medo de errar mais, a insegurança nos faz menores do que realmente sejamos e nesse caso, estaremos sempre a queimar em nosso inferno interior, quando de outra maneira, havendo resolvido as pequenas desavenças e erros, estaríamos em nosso céu interior.
Abraços,
Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário